Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

terça-feira, 21 de maio de 2019

Pequeno atlas sobre a reforma da previdência brasileira

  Carta de Divulgação de importantíssimo Atlas da Tragédia Previdenciária Brasileira. E com isso, retomo novamente, as postagens do Blog: 



É com satisfação que divulgamos o livro Pequeno Atlas da Tragédia Previdenciária brasileira. Trata-se de uma publicação que reúne informações atualizadas na escala municipal, estadual e nacional sobre a Previdência Social e a Seguridade Social brasileira. Só a partir do conhecimento da amplitude desse sistema é que poderemos dimensionar a tragédia imposta em cada artigo da chamada Nova Previdência. Essa discussão não diz respeito, apenas, aos idosos de hoje, mas, sobretudo, aos jovens trabalhadores e desempregados que povoam os campos e as cidades brasileiras. Também discutimos a recorrente ideia de déficit, demonstrando que o INSS, apesar do desemprego e da intensa informalidade do mercado de trabalho, não está em colapso. A soma das receitas de contribuição do RGPS (INSS) e dos RPPS (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) foi superior, em 2018, a ½ trilhão de reais, o que justifica o interesse do capital financeiro em nosso sistema público de previdência e seguridade social.
                  Trata-se de um convite, a partir de uma ciência (geografia) preocupada com a dimensão territorial dos fatos sociais, para discutir o nosso futuro. Um convite para discussão e, portanto, um convite para a luta.

Cordialmente,
Tadeu Alencar Arrais
Juheina Lacerda Viana
COMPARTILHE EM SUA REDE

ricardotows

Pós-Doutorando pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (PGE-UEM); Pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e do Observatório das Metrópoles (UFRJ e UEM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Consultor da UNESCO/MEC; Conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) de Maringá (PR) e Delegado da Assembléia de Planejamento e Gestão Territorial 5 (APGT-5) de Maringá (PR).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postagens populares

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press