
quinta-feira, 6 de agosto de 2015
RANKING DO RESULTADO DO ENEM 2014 POR CÂMPUS DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO BRASIL
Resultado do Enem 2014 foi divulgado pelo INEP e, dentro do cenário, destacamos o ranking dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que estão no Ranking. Lembramos que exitem mais de 560 campus dos Institutos Federais no Brasil, porém, acreditamos que boa parte são novas estruturas, então apenas 254 estão na listagem. Portanto compilamos a listagem dos Institutos Federais e criamos o ranking apenas dos Institutos (Clique Aqui para acessar). Para ter acesso à listagem geral, clique aqui.
Campus Vitória do IF-Espírito Santo
Acreditamos que esta variável não deve ser a única considerável para avaliar a qualidade de cada campus bem como visualizamos que os campus no topo do Ranking possuem estudantes com indicador socioeconômico alto ou muito alto, possibilitando interpretarmos que o problema está na forma de ingresso, possivelmente meritocrática, rompendo com os princípios de criação dos Institutos Federais, que devem priorizar a inclusão social. Logo, acreditamos que o modelo de ingresso e acesso à escola devem ser mudados nestes casos, para atender a legislação de criação de Rede Federal.
Ademais, muitos institutos não estão bem no Ranking, mas cumprem a função para que foram criados, de levar a educação para os rincões do país e para quem mais precisa, com professores altamente qualificados e infraestrutura condizente às necessidades dos arranjos produtivos locais e regionais.
Leia Mais:
No caso do Campus Londrina, onde ainda trabalhamos, menos de 20% dos estudantes fizeram a prova e, apesar de a mídia londrinense divulgar que a melhor escola pública de Londrina é o Colégio Estadual Nilton Guimarães, na verdade há falhas nas reportagens, uma vez que o Campus Londrina do IFPR teve a melhor nota e está mais bem posicionado no Ranking entre as escolas públicas da cidade.
Fonte dos dados: INEP.

Pós-Doutorando pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (PGE-UEM); Pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e do Observatório das Metrópoles (UFRJ e UEM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Consultor da UNESCO/MEC; Conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) de Maringá (PR) e Delegado da Assembléia de Planejamento e Gestão Territorial 5 (APGT-5) de Maringá (PR).

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Para os Saxofonistas de Plantão, a maior coleção de métodos e técnicas de saxofone em uma só Postagem!!! Divirtam-se: 1) LIÇÕES EM MP3 DO ...
-
Diversos estudantes, ex-alunos, professores, colegas e amigos me consultaram sobre as bancas de concursos. Isso ocorreu recentemente em...
-
O Decifrando a Terra veio preencher uma lacuna que já vinha sendo sentida há algum tempo quando o assunto era o Ensino das Geociências. C...
-
O Instituto Federal do Paraná torna público, nesta quinta-feira (9), o Edital nº 15/2016 , referente à abertura de Concurso Público para p...
-
A estudante Alanna Garla redigiu uma resenha sobre documentário que foi indicado em uma intervenção no Curso de Biotecnologia Integrado ao ...
-
Mais uma boa seleção de Partituras com seus playbacks para saxofone, disponibilizadas por Itamar Nunes no Facebook [Clique Aqui ou na imagem...
-
Para todos aqueles que buscam a Carreira Federal, seja nas Instituições de Ensino (Universidades e Institutos Federais), seja em instituiçõ...
-
A Comissão Permanente de Concurso Público da UTFPR publicou no último dia 18 dois editais para a contratação de servidores técnico-adminis...
-
Maquetes podem ser muito utilizadas em aulas de Geografia. Abaixo tentamos mostrar como construir maquetes a partir de mapas com curvas de n...
-
Faça seu curso de Piano "por conta". Não é recomendável ser absolutamente autodidata neste instrumento, para que não adquira víci...