sexta-feira, 13 de março de 2015
Intervenção Pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas
Hoje tive oportunidade de vivenciar uma experiência pedagógica no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Londrina do Instituto Federal do Paraná. A intervenção contou com a presença dos Professores Fernanda e Rogério e o objetivo da mesma foi estudar o impacto do processo de industrialização para o meio ambiente. Fui apresentado à turma e externalizei minha satisfação e emoção em ver um projeto como este, de um processo pedagógico que rompe com aulas tradicionais expositivas e processos pedagógicos já consolidados. Então, falei da política pública de um governo popular que possibilitou uma escola técnica para os trabalhadores e seus filhos, que oportunizou a abertura de cursos para a inclusão social, bem como da política da gestão atual, de viabilizar 80% das vagas para cotas sociais. Na sequência, a Luiza, ligada aos movimentos estudantis, fez uma explanação sobre a importância de constituição de um Centro Acadêmico do curso e de um Diretório Central dos Estudantes para o Câmpus Londrina.
Após isto, os estudantes definiram o produto das intervenções a partir do cumprimento dos objetivos, que, democraticamente, elegeram elaborar um jornal virtual para disponibilizar os artigos e produtos finais do referido objetivo.
Por fim, a intervenção do dia teve como base o documentário intitulado "O Mundo Segundo a Monsanto", de Marie-Monique Robin, que denuncia os problemas oriundos dos transgênicos, as implicações à saúde e ao meio ambiente, bem como os fatores de corporativismo e complacência do poder público, em permitir que exista uma "porta giratória" entre a empresa e os representantes do executivo e legislativo, cujos membros faziam alternância entre atuações políticas e atuações na corporação, o que viabilizou seus interesses e a aprovação comercial do produto. Tal exposição permitiu discussões e reflexões entre os estudantes e mediadores. Mais informações sobre a Monsanto podem ser acessadas no documentário abaixo:
Fotos de algum dos momentos da intervenção:
Pós-Doutorando pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (PGE-UEM); Pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e do Observatório das Metrópoles (UFRJ e UEM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Consultor da UNESCO/MEC; Conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) de Maringá (PR) e Delegado da Assembléia de Planejamento e Gestão Territorial 5 (APGT-5) de Maringá (PR).
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