
terça-feira, 6 de maio de 2014
Pela primeira vez, um milhão de alunos nas universidades federais
Instituições públicas federais ultrapassam marca histórica, graças ao número crescente de alunos a partir de 2003
Apenas em 2013, salto de 23% sobre o total de matriculas do ano anterior
Apesar da abordagem negativa dada pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira (5), acerca das obras que ainda se encontram inacabadas em algumas universidades federais brasileiras, o volume crescente de matrículas registradas a partir do ano de 2003, mostra o sucesso da política adotada pelo governo federal na última década, com a priorização da expansão da oferta de vagas no ensino superior.
As universidades federais ultrapassaram neste ano, pela primeira vez, a marca de um milhão de matrículas. Dados preliminares do Censo da Educação Superior de 2012 mostram salto de 23% nas matrículas em comparação a 2012.
As matrículas de 2013 somam vagas presenciais e também na modalidade a distância, responsável por 11% do total. "Ter um milhão de matrículas é uma meta que vínhamos perseguindo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim.
O total de alunos do ensino superior, segundo o censo anterior, de 2012, era de sete milhões - 73% em universidades particulares. De acordo com o Ministério da Educação, o número de vagas nas federais chegou a 337.356 em 2013. O ano de 2013 foi o primeiro também em que a marca de 100 mil concluintes na rede federal foi ultrapassada, chegando a 103 mil formandos.
A expansão da rede federal teve forte avanço a partir de 2007, quando o governo federal criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quase 20 universidades foram criadas, chegando a 63 neste ano, e mais de 170 novos campus foram abertos - muitos em cidades do interior.
Com informações do O Estado de S. Paulo
Fonte: ptnosenado

Pós-Doutorando pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (PGE-UEM); Pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e do Observatório das Metrópoles (UFRJ e UEM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Consultor da UNESCO/MEC; Conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) de Maringá (PR) e Delegado da Assembléia de Planejamento e Gestão Territorial 5 (APGT-5) de Maringá (PR).

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