Recentemente, o Ministério da Educação lançou, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, uma nova Chamada Pública do Guia de Tecnologias Educacionais, com vistas a identificar tecnologias nas mais diversas áreas da educação básica. Por meio do Edital de Pré-Qualificação, busca-se:
- Auxiliar os gestores a conhecer e a identificar tecnologias educacionais articuladas e alinhadas com a perspectiva pedagógica da rede de ensino e da escola de modo que possam contribuir para a melhoria da educação;
- Disseminar tecnologias educacionais em escolas e sistemas de ensino a fim de alterar o quadro educacional apresentado por boa parte dos municípios brasileiros;
- Orientar a organização do trabalho dos profissionais da educação básica;
- Estimular a criação de tecnologias educacionais por pessoas físicas (pesquisadores, professores, etc.), instituições de ensino e pesquisa, organizações sociais e demais pessoas jurídicas;
- Fortalecer a produção teórica voltada à qualidade da educação básica, que se concretize por meio da criação de novas tecnologias educacionais.
As áreas contempladas são:
- Formação Continuada de Professores da Educação Básica
- Formação Continuada dos Demais Profissionais da Educação Básica – exceto professores
- Gestão de Redes Públicas de Ensino
- Gestão Escolar
- Avaliação
- O Processo de Ensino-aprendizagem
- Acompanhamento Pedagógico e Recuperação de Aprendizagem
- Investigação no Campo das Disciplinas das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica
- Biblioteca Escolar
- Educação, Cultura e Artes
- Educação, Esporte e Lazer
- Educação e Cultura Digital
- Educação Econômica e Financeira
- Educação, Comunicação e Uso de Mídias
- Educação e Direitos Humanos
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Educação de Jovens e Adultos (EJA) com foco na juventude
- Educação Ambiental
- Educação e Promoção da Saúde
- Educação e Promoção da Saúde na Educação Infantil
- Educação e Acessibilidade
- Educação para as Relações Étnico-Raciais
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico:
ricardotows
Pós-Doutorando pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (PGE-UEM); Pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e do Observatório das Metrópoles (UFRJ e UEM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Consultor da UNESCO/MEC; Conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) de Maringá (PR) e Delegado da Assembléia de Planejamento e Gestão Territorial 5 (APGT-5) de Maringá (PR).